Geração X pare de reclamar da geração Y

Acredito que a primeira pergunta que você   deva estar fazendo é: SOU DA GERAÇÃO X?
Sim se você nasceu entre 1965 e 1977 , mas essa classificação baseia-se na cultura americana que diz  que a geração X é formada pelos filhos dos Baby-boomers ou do pós guerra e  na realidade o que define essa geração é o modo, estilo de vida , portanto , se você é filho de pais que viveram a época do PAZ E AMOR, os Hippies , se sua mãe ficava em casa cuidando dos filhos e seu pai trabalhava muito e num mesmo emprego, a resposta é sim, você pode ser da geração X mesmo que tenha nascido um pouco antes ou depois dessa faixa de anos  , ou melhor você pode estar entre 32 e 50 anos.

Mas para ter certeza de que você é X, responda:
1. Você trabalha muito? Mais de 12 horas por dia?
2. Acredita que o importante é trabalhar muito e sem descanso para conseguir as coisas que você quer?
3. Acha que os jovens são folgados e não tem o menor comprometimento?
4. Ficou mais de 5 anos trabalhando na mesma empresa?
5. Espera pelas férias com muita ansiedade, mas ,abre  mão das mesmas, se um outro compromisso aparecer?
6. Tem poucos momentos de lazer?
7. Aliás, você acha que lazer é para gente folgada?

Se respondeu sim a duas ou mais questões você é da geração X, mas se respondeu sim a todas elas , você é “X ZÃO” COM CERTEZA.
Bem, a sua geração é a que mais sofre.Eu explico.
Da época de seus pais para a sua geração, poucas mudanças ocorreram e, praticamente, a sua atitude era de obediência a seus pais e não confronto e eles tiveram poucos problemas para educar seus filhos. As coisas andavam muito mais devagar. Portanto quase 30 anos definiu o intervalo entre uma geração e outra.
Muitos da geração X ,ocupam hoje cargos de liderança e estão em vias de se aposentar  e imaginem que tipo de Liderança exercem ?
MANDA QUEM PODE OBEDECE QUEM TEM JUÍZO.

 
Eles acreditam no controle, acham que fazem melhor do que os demais e não tem tempo nem paciência para ensinar ninguém e acham que isso é perda de tempo, preferem eles mesmos fazer tudo. Estão sobrecarregados de trabalho. Com raras exceções, você que é geração X pode ser diferente, afinal não é porque você nasceu nesse período de anos que você se comporta assim, por isso, mencionei que ser X,Y ou Z tem mais a ver com estilo e modo de vida do que com a idade.
Por quê então os “Xs” sofrem tanto? Porque seu estilo de atuação vem sendo confrontado pela Geração Y, ou melhor , a geração criada por eles próprios, e que são os seus próprios filhos.
A geração X educou seus filhos à distância, muito diferente dos seus pais , cuja mãe era responsável pela sua criação e por passar valores familiares e da sua cultura.A Geração Y foi criada pela avó que deixou os netinhos à vontade, afinal, muitas avós  se arrependeram por terem sido tão rígidas com seus filhos, a geração X , e deixaram os netinhos Y fazerem o que bem entendessem , sem muitas regras e limites. Outros Y ,foram criados pelas babás que não tinham a preocupação de passar valores e princípios. Ou cresceram em creches que também não alimentaram os princípios morais. Essa geração foi crescendo sem regras e sem limites, sem respeitar e nem entender a hierarquia, nem os mais velhos. São o que alguns chamam de  “mimados” , irreverentes, inconsequentes , pois, querem fazer o que bem entendem sem medir muito as consequencias de seus atos. Tanto aceitam um convite, ou trabalho,  como logo depois,  desistem sem o menor constrangimento ou noção do que sua atitude pode fazer em sua vida e carreira,para desespero dos rígidos “Xs”.
A geração Y, assim como na navegação da web,abre em  seu cérebro diversas “janelas”  e nem sempre termina o que começa a fazer. Deixa várias “janelas” abertas em sua vida.São pouco persistentes e ao menor obstáculo voltam atrás de sua decisão, desistem e querem tudo rápido, não tem tempo a perder como seus pais, nem querem trabalhar tanto como eles, ou ficar uma vida inteira em uma mesma empresa. Eles negam tudo o que foi o estilo de vida de seus pais e demonstram sua rebeldia sendo, em muitos casos , opostos aos mesmos.Determinação não é uma palavra muito usada em seu dia a dia. Preferem as coisas mais fáceis e querem subir rápido na empresa, digamos que  eles acham injusto estar há 6 meses na mesma empresa sem nenhuma promoção.Fazem as coisas e querem ser reconhecidos, em dinheiro.
Mas uma coisa boa que esta geração trouxe ao mercado de trabalho é que, diferentemente de seus pais que trabalham para pagar as contas e sobreviver, a geração Y quer desafios e luta por um propósito, uma causa. Vivem a vida com qualidade. Compartilham seus conhecimentos. Não perdem tempo sendo políticos ou “puxando o saco” de quem quer que seja. Se preciso for, mudam de emprego e recomeçam quantas vezes for necessário sem ficar se julgando fracassado.Digamos que sua autoestima é mais elevada do que a geração anterior, portanto são mais confiantes, embora mais impulsivos, não pensam muito para tomar uma decisão, eles usam os sentimentos para decidir.
Portanto, você que é geração X e hoje tem uma empresa que contrata geração Y e logo estará contratando os Zs que já estão no mercado de trabalho, PREPARE-SE , senão você não vai aguentar a pressão.
Para isso siga as dicas abaixo:
1. Entenda que comprometimento não é fazer hora extra e trabalhar demais
2. Se ele desistir de algo que falou que iria fazer, não é falta de caráter, e de atitude, ele apenas pensou melhor e não tem problemas em voltar atrás.
3. Prepare-se para maior rotatividade desse colaborador, ele ficará pouco em sua empresa, menos de 1 ano se não houver desafios e possibilidade de crescimento. Ele quer agregar valor à sua carreira.
4. Ele equilibra vida e trabalho, portanto, nada de interromper suas férias, seu horário de almoço, eles gostam de ser respeitados.
5. Não espere que ele fique quieto se não concordar com você, mas calma, isso não é desacato, apenas liberdade de expressão.Encare a diversidade como algo bom para sua empresa.
6. E não tente empurrar um projeto “goela abaixo” , pois, se ele não participar com sugestões e idéias, ele não fará nada pelo projeto, o ignorará ou sabotará.
7. Eles gostam de entender, claramente ,o que você espera deles, portanto, pratique o feedback e fale quais são as regras, se ele  concordar e entender ,vai respeitar e será seu melhor colaborador.

Caros amigos da geração X façam esse esforço por você mesmo, pois, tenho certeza de que você entenderá QUE NADA MAIS SERÁ COMO JÁ FOI UM DIA e quem vive de passado é MUSEU, portanto, KEEP GOING, ou melhor, continue evoluindo e progredindo.
A GERAÇÃO Y PRECISA DE VOCÊ que é o único elo com valores fortes e éticos.
Bem vindo à diversidade, às mudanças rápidas e ao mundo onde CONTROLE RÍGIDO não é sinônimo de RESULTADO.
Posso contar com você para fazermos a diferença?
Marynês Pereira
marynes@providersolutions.com.br

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s