Empresas eliminam candidatos por causa de redes sociais

Às vezes a vontade de ter  visibilidade  nas redes sociais é tão grande que as pessoas esquecem de manter o bom senso e acabam exibindo artigos, posts  e fotos que podem lhe custar um bom emprego ou promoção.Mostram  uma imagem de sucesso que pode estar hiperdimensionando situações e criando um universo paralelo que não corresponde à realidade.

As redes sociais deixaram de ser um local apenas para trocar ideias com os amigos  e viraram uma espécie de portfólio que armazena suas opiniões, suas conquistas, suas verdades e, para muitos, revelam suas mentiras que não se sustentam durante um bom papo com experts que farão a seletiva e que podem revelar a baixa autoestima do candidato.

Se por um lado o que se compartilha na internet pode levar alguém ao sucesso instantâneo, por outro, pode acabar com uma carreira ou empresa. Como sempre digo: a internet é impiedosa. Os riscos são imensos para os desatentos.

Uma pesquisa do site de anúncios de empregos CareerBuilder mostra que o número de companhias que eliminam candidatos por conta de postagens na internet vem crescendo. Em 2012, 34% dos empregadores que pesquisaram os perfis dos candidatos à vaga em redes sociais, desistiram de contratar , chegando a 51% em 2014. Em 46% dos casos , perderam a vaga por postar fotos provocativas, como em momentos de descontração bebendo, beijando, com sungas ou roupas que para o ambiente de praia estão corretos, mas que podem passar certa imagem de vulgaridade para as empresas. E 36% dos candidatos foram eliminados porque falavam mal de outras empresas, ou, devido àquele já batido post: QUE BOM! HOJE É SEXTA FEIRA.

É importante saber:

– cuidar da sua imagem, fotos , eventos que frequenta

– escrever sobre assuntos que, de fato, você domine o conteúdo

– falar sobre momentos que demonstrem um certo senso de adequação social e cultural, evite ser alienado

– reforçar suas competências, mas cuidado com a autopromoção exagerada, os fatos falam por si só.

PhotoFunia-a3a6499

Anúncios

Um comentário sobre “Empresas eliminam candidatos por causa de redes sociais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s